domingo, 20 de janeiro de 2013

TODOS OS CLARONES


clarinete baixo é um instrumento musical de sopro, um aerofone da família dos clarinetes, também conhecido como clarone. Pelo seu peso e tamanho, possui tudel e a campânula curvos (como no saxofone tenor) e um espigão para apoiar o instrumento no solo. Um solista pode tocá-lo também de pé com o suporte de correias. O clarinete baixo é um instrumento transpositor, geralmente afinado em Si bemol, soando uma oitava abaixo do clarinete de mesma afinação. Existem também algumas partituras orquestrais que pedem o clarone em Lá (Wagner é um exemplo). Como o clarinete, o clarinete baixo é um instrumento de palheta simples mas tanto a boquilha quanto a palheta são maiores, se assemelhando aos do saxofone tenor.


clarinete contrabaixo e clarinete contra-alto são os dois maiores membros da família do clarinete que estão em uso comum. Clarinetes contrabaixo modernos são em  BB , parecendo duas oitavas abaixo do que o comum clarinete soprano e uma oitava abaixo do que o clarinete baixo . 
O clarinete contrabaixo às vezes também é conhecido pelo nome clarinete pedal, este termo não esta se referindo a qualquer aspecto do mecanismo do instrumento, mas a uma analogia entre os seus tons muito baixos e os tons do pedal do órgão .
Clarinetes Subcontrabass, maior contrabaixo, foram construídas apenas para uma base experimental.

História

editar ]Contrabaixo


Besson clarinete contrabaixo, pós-1890

Um clarinete contra-alto (à direita) em comparação com um clarinete contrabaixo (esquerda).

Família do clarinete, da esquerda para a direita: Leblanc BB  contrabaixo, Leblanc EE  contra-alto, Buffet B  baixo, E  alto e soprano B 
O clarone contrabaixo mais antigo era conhecido como o Guerriere contre-basse inventado em 1808 por um sr. chamado de Dumas Sommières; pouco se sabe sobre este instrumento. O batyphone (bathyphone também escrito, Ger. Eo padre. Batyphon) foi um clarone contrabaixo, que foi o resultado da WF Wieprecht com muito esforços para obter um contrabaixo para os instrumentos de sopro . O batyphone foi feito para uma escala duas vezes o tamanho do clarinete em C, as divisões da escala cromática foi organizados de acordo com os princípios acústicos. Por conveniência os furos eram muito longe de ser coberto pelos dedos, chaves de manivela giratória foram usados. O instrumento foi construído de madeira, tinha um boquilha de tamanho apropriado, ligado por meio de uma curva de latão cilíndrico com a parte superior formando uma campânula de metal. Ele era duas oitavas abaixo do clarinete em C . O tom era agradável e completo, mas não forte o suficiente para tocar em uma banda militar. O batyphone foi inventado e patenteado em 1839 por FW Wieprecht, diretor geral de todos os prussianos bandas militares , e E.Skorra , fabricante do instrumento tribunal de Berlim .
A batyphone com o nome de seus inventores fazia parte da coleção Snoeck que foi adquirida para a coleta de Berlim, antigos instrumentos musicais na Hochschule für Musik . Logo após a invenção Wieprecht, a Adolphe Sax criou seu clarinette-bourdon em B ♭.
Em 1889, Fontaine-Besson começou a produzir um clarinete novo pedal (ver fotografia). Este instrumento é constituído por um tubo de 3,0 m de comprimento, no qual perfurações cilíndricas e cônicas são combinados. Ele dobrou o tubo duas vezes sobre si mesmo. Existem 13 teclas e 2 anéis sobre o tubo, e o dedilhado é o mesmo que da clarinete, exceto para os oito maiores semitons. O tom é rico e completo, exceto para as notas mais baixas, que são inevitavelmente um pouco áspero em qualidade, mas muito mais sonoro do que as notas correspondentes no fagote dupla. O registo superior lembra o registo chalumeau do clarinete, sendo esganiçada e doce. 
Nenhum desses instrumentos viu o uso generalizado, mas que serviram de base para clarinetes contrabaixo feitas no final dos anos 19 e início do século 20 por vários fabricantes, nomeadamente os que foram concebidos por Charles Houvenaghel para Leblanc , que tiveram mais sucesso.

Contra-alto

O clarinete contra-alto é mais agudo do que o contrabaixo. O clarone contra alto também é usado como  "clarinete contralto", mas este último é confuso, já que o alcance do instrumento é muito mais baixa do que a do contralto alcance vocal, o termo mais correto "contra-alto" destina-se a transmitir, por analogia com o "contrabaixo", que o instrumento tem uma oitava abaixo do clarinete alto . É o segundo maior membro da família clarinete em uso regular, maior do que o mais comum clarinete baixo , mas não tão grande como o clarone contrabaixo.
Como outros clarinetes, clarone contra-alto é um instrumento de sopro que usa uma canpana para produzir som. As teclas do contra-alto é semelhante às teclas de clarinetes menores, e são reproduzidos da mesma maneira. Alguns modelos de contra-Alto  tem uma gama estendendo-se para baixo E ♭, soando como o G  menor no piano (aka G ♭1), enquanto outros podem jogar até C. baixo.
Os primeiros clarone contra-alto foram desenvolvidos na primeira metade do século XIX, estes eram geralmente em F e foram chamados chifres contrabasset, sendo uma oitava abaixo do que o chifre basset . Albert (provavelmente EJ Albert, filho de Eugène Albert ) construiu um instrumento em F por volta de 1890. No final século 19 e início do 20 o claorne contra-Alto finalmente alcançou algum grau de popularidade.
O clarone contra-alto é usado principalmente em bandas de concerto e coros clarinete , onde geralmente, embora não sempre, toca a linha de baixo de um trecho da música. Embora existam poucas peças escritas especificamente para ele, o contra-alto pode tocar na mesma parte do saxofone barítono, mas também é possível ler partes escritas na clave de fá para instrumentos como fagote ou tuba como se a peça fosse na clave de sol. É ocasionalmente usada no jazz, e algumas peças individuais.

Subcontrabass

clarone octocontra-alto (também conhecido como octo contra alto, contra sub alto, ou clarintet octocontralto) é o maior membro da segunda família do clarinete . O instrumento é lançado, uma oitava abaixo do que o clarone contra-alto , duas oitavas abaixo do clarone alto , e duas oitavas e um menor quinto do que o padrão clarinete soprano. Apenas três clarone octocontra-alto foram já construídos, todos pelo G. Leblanc Corporação .
clarone octocontrabass (também conhecido como octo-contrabaixo ou clarinete subcontrabass) é o maior e mais longa membro da família dos clarinete.É uma oitava abaixo do clarinete contrabaixo, ou três oitavas menor do que o padrão clarinete soprano.
Apesar de fabricado apenas um instrumento jamais foi encontrado, por Leblanc, pelo menos três peças de música foram escritos especificamente para ele, feita por norueguês Terje compositor Lerstad (Trisonata, Op. 28;.. De Profundis, Op. 139, e espelhos em Ebonypara coro clarinete , op. 134), e mais dois pelo compositor americano Adam Gilberti("Reflexões de Honra", para grande orquestra, "Quatro Poemas" para orquestra e coro misto).

Fabricantes

Existem vários fabricantes do clarone contrabaixo. Selmer Paris fez uma versão de jacarandá muito parecida com uma versão mais longa do clarone baixo, com keywork completo, e Leblanc EUA tem um instrumento de plástico em um semelhante longo corpo design. Leblanc Paris construiu duas versões feitas de metal, modelo 340 (conhecido como um clipe de papel contrabaixo devido a sua forma dobrada), com intervalo de C baixo, e o modelo 342 (semelhante em forma ao Selmer e modelos Leblanc EUA, com a gama de baixa E ♭). Em 2006 Benedikt Eppelsheim introduziu um clarinete contrabaixo metal com uma forma dobrada um pouco semelhante a de um saxofone barítono , descrito como um completo sistema de Boehm instrumento com um conjunto completo de quatro direita trill chaves.





3 comentários:

XILOFONE

Xilofone  (do grego ξύλον — xylon, "madeira" + φωνή —phonē, "som, voz", algo como "som da madeira") é o nom...