quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ESCALETA


Escaleta, também conhecido como melódicaclavieta (não confundir com Clavinet) ou pianica é um instrumento musical. Consiste num aerofone de palhetas livres, com funcionamento semelhante ao acordeão e à harmônica de boca. Possui um teclado análogo ao do piano, em proporções reduzidas. Toca-se soprando através do orifício localizado na extremidade do instrumento e pressionando as teclas respectivas às notas que se deseja tocar. A extensão do instrumento varia de acordo com o modelo, estando, geralmente, entre duas e três oitavas.
O seu uso sempre esteve ligado a fins educativos, sendo utilizado em aulas de musicalização infantil, mas muitos compositores e instrumentistas populares também a utilizam, por seu timbre peculiar e seu caráter ágil, que possibilitam bons solos de improvisação.
É um instrumento usado frequentemente em apresentações e concursos de bandas e fanfarras.
Embora sua extensão seja relativamente pequena, a escaleta costuma ser usada em shows e apresentações, por apresentar facilidade de execução e um timbre muito doce e harmonioso,sem ruídos, contrastando melodias com instrumentos de corda.

[editar]Funcionamento

O músico assopra pela boquilha do instrumento, enquanto pressiona uma ou mais teclas. Ao pressionar uma tecla, abre-se o caminho para a passagem do ar pela palheta correspondente. Com a passagem do ar, a palheta vibra gerando a nota. As palhetas são semelhantes às da gaita de boca e do acordeon, mantendo sua afinação por meses. A afinação pode ser feita por um afinador de gaitas ou acordeons, não sendo comum a afinação desse instrumento.

[editar]Fabricantes

Os principais fabricantes de escaletas são HohnerYamahaSuzuki e Samick. No Brasil o instrumento era fabricado pela Scalla. A fábrica da Scalla ficava em Santa Catarina. Esta marca, em especial, foi a marca de escaleta mais procurada por membros de bandas musicais, principalmente nos anos 1990. Também era vendida pela marca "Danielson"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

XILOFONE

Xilofone  (do grego ξύλον — xylon, "madeira" + φωνή —phonē, "som, voz", algo como "som da madeira") é o nom...