O teclado é um instrumento musical eletrônico, temperado, no qual se executam melodias e notas, formando uma harmonia. É composto por um conjunto de teclas adjacentes pretas e brancas, que quando pressionadas produzem os sons.
O número de teclas pretas e brancas nos teclados atuais podem variar de acordo com o fabricante. Por padrão, os teclados arranjadores da Yamaha vem com 61 teclas, (36 brancas e 25 pretas). Já os da marca Casio vem com numeração diferente: 59 teclas (34 brancas e 25 pretas).
Categorias
Existem diferentes categorias de teclados musicais eletrônicos:
[editar]Arranjadores
São teclados que possuem vários estilos musicais (pop, jazz, rock, balada, samba, bossa nova, dance, e muitos outros), onde se pode criar e modificar outros estilos, acompanhados por parte rítmica (bateria), baixo, strings, cordas (violão, guitarra), metais(trompete, trombone, etc.), bem como ainda se pode sintetizar estes timbres (sons). São mais utilizados por iniciantes ou músicos em solo (sem banda).
Sintetizadores
Possuem recursos de edição de timbres (alteração de frequências, modulação, efeitos, etc.), com isso criando novos timbres (sons). São muito usados por profissionais em performances ao vivo com banda.
Workstations
São teclados mais complexos, que envolve síntese de sons e sequenciadores para composição, arranjos de partes musicais ou peças musicais completas. São mais usados em estúdio.
Teclados Controladores
São teclados com diferente número de teclas, na maioria das vezes não possuem timbres, que tem a finalidade de controlar outros instrumentos digitais através de MIDI (comunicação entre instrumentos digitais), controla uma bateria eletrônica, computadores, módulos de som, etc.
Exemplos de instrumentos de teclados
- teclado percussor: piano, clavicórdio, celesta, Clavinet
- teclado pinçante: cravo, espineta
- teclado e foles: órgão, acordeão, bandoneón
- eletrônicos: sintetizadores, workstations, arranjadores, controladores, ondas martenot
- teclado de sopro: Escaleta.
Outros usos
O teclado, por ser um equipamento eletrônico, tem a capacidade de produzir variados tipos de sons e auxiliar tanto as partes melódicas como as de percussão e harmonia, alguns teclado incorporam programação com mais de mil tipos de sons diferentes, como instrumentos de percussão, melodias sintetizadas e instrumentos musicais antigos. Alguns teclados também possui capacidade para captar sons externos, modificá-los e reproduzi-los.
Também foi utilizado para fins não musical como uma máquina similar ao telégrafo criado por George m. Phelps em 1859, que reproduzia mensagens através dos sons.
Nenhum comentário:
Postar um comentário