terça-feira, 29 de janeiro de 2013

BANDOLIM


Um bandolim é um instrumento musical da família dos cordofones. O bandolim possui cordoamento duplo, possuindo assim quatro pares de cordas, afinadas da mesma forma que o violino: Sol, Ré, Lá, Mi. O bandolim tem forma de pêra, podendo ter as costas abauladas ou rectas.
As origens do bandolim remontam à Itália do século XVI, e ligam-no ao alaúde.

História

O Bandolim surgiu na Itália entre os séculos XVII e século XVII como evolução da família do alaúde. Esse processo tem origem no início do século XV, quando surgiu uma miniatura de alaúde chamado mandola, afinado em C-G-D-A. A partir desse instrumento surgiria o bandolim (mandolin em italiano, que nada mais é que o diminutivo de mandola), tocado com a utilização de palhetas feitas de casco de tartaruga ou penas de aves e tendo cordas feitas de tripas de animais afinadas em G-D-A-E.
Com o passar do tempo, sua difusão pelo mundo fez com que surgissem diferentes nomes e características estruturais. Na Itália destacam-se os modelos Napolitano, com fundo da caixa acústica abaulado de forma semelhante ao Alaúde e com 4 pares de cordas com a afinação atual (E, A, D, G) e o Milanês, com 5 pares de cordas. O modelo alemão é semelhante ao Napolitano com a diferença de ter o fundo plano. Em Portugal também sofreu alterações na caixa, a qual ficou com formato de pêra. Já no Brasil o bandolim mais utilizado pelos músicos possui a caixa acústica com o formato similar ao da guitarra portuguesa.
A popularização do instrumento ocasionou um maior interesse por parte de importantes compositores. Vivaldi e Beethoven, por exemplo, dedicaram peças a esse instrumento. No Brasil o bandolinista Paulo Sá descobriu na Biblioteca Nacional, por ocasião de sua pesquisa de doutoramento, uma peça para Bandolim e Piano composta por Carlos Gomes e que era desconhecida até mesmo pelo público especializado.

Estilo musical

No Brasil esse instrumento forma historicamente o conjunto básico, junto com o cavaquinho (instrumento português), a flauta e o violão, para execução de chorosJacob do Bandolim é considerado o maior bandolinista brasileiro de todos os tempos.
Em Portugal, depois de um período de menor atividade, o bandolim voltou, agora mais visível nas mãos dos estudantes do ensino superior, em cujas tunas ele tem um papel mais destacado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

XILOFONE

Xilofone  (do grego ξύλον — xylon, "madeira" + φωνή —phonē, "som, voz", algo como "som da madeira") é o nom...